segunda-feira, 24 de março de 2008

O que é a Associação de Famílias de Salvador


A Associação de Famílias de Salvador é uma iniciativa que surgiu para responder a um pedido do Papa João Paulo II na “Exortação Apostólica Familiaris Consórtio” de se formarem em todas as cidades, Associações de Famílias.

Consiste então em um organismo que congrega pessoas interessadas em se aprofundar no debate contemporâneo sobre a família, bem como defender a causa da família e lutar para que seus membros tenham vida digna e abundante.

Sabemos que a família está fortemente ameaçada pela cultura de morte que marca a sociedade contemporânea. Você deve estar acompanhando através dos noticiários como, no mundo inteiro, a família fundada no matrimônio, tem sofrido ataques através de propostas de lei que a enfraquecem e a tornam igual a qualquer tipo de convivência. Sabemos também que o diálogo democrático na sociedade passa pela organização de instituições com a capacidade de manifestar os seus próprios pontos de vista. Desta forma, foi lançado no final do ano passado a Associação de Famílias de Salvador que tem se esforçado para:

a) difundir uma visão mais profunda da realidade do matrimônio e da família,

b) fortalecer os vínculos familiares por meio de atividades organizadas pela Associação,

c) manter viva a atenção para proteger o bem maior da nossa vida, isto é, a família.

A Associação de Famílias a fim de alcançar estes objetivos congrega, até o momento, congrega algumas iniciativas ou grupos de trabalho. São estes:

1) Família Acolhedora: aprofunda e difunde nos casais a mentalidade de acolhimento e cadastra famílias disponíveis para acolher, temporariamente, pessoas que necessitem de um apoio para superarem circunstancias adversas ou de risco.

2) Família Adotante: aprofunda e difunde uma mentalidade favorável à adoção de crianças, cadastra famílias que pretendem adotá-las. Prepara famílias para receber as crianças e reúne as que já realizaram adoção.

3) Paternidade e Maternidade Responsáveis: realiza encontros bimensais com casais que querem ter mais informações sobre o controle da fertilidade e particularmente sobre o Método Billings, oferecendo um acompanhamento sistemático aos casais interessados.

4) Educação Religiosa de crianças em idade pré-escolar: oferece encontros com pessoas ou grupos interessados em aprofundar esta problemática. Elabora panfletos e textos explicativos que permitem a reprodução da experiência.

5) Escola de família: promove encontros mensais para a formação de casais e filhos adolescentes. Elabora textos com os temas tratados. Mantém o cadastro dos participantes.

6) Escola e família: discute a relação entre escola e os interesses educativos das famílias, procurando realizar uma cooperação mais efetiva. Dá especial atenção à educação sexual das crianças e dos adolescentes, propondo iniciativas de atividades adequadas.

Todos estão convidados para integrar esta associação já que todos estamos ligados a uma família. Além de sócio, você também pode se tornar um promotor desta associação nos ajudando a buscar novos sócios.

Para se associar basta entrar em contato com o Instituto da Família no telefone: 71. 3334-1359 ou 3334-5568. Não é necessário pagar nada para se associar.

VOLTAR

Nenhum comentário: